domingo, 17 de novembro de 2013

Está dando gosto de ver

Time canarinho deu um baile,goleou. Os 5 a 0 talvez não grafiquem o que foi exibido e é mentiroso se pensarmos que a seleção hondurenha é fraca. Fraca, mas se classificou entre os primeiros na Concacaf.

Acontece que estes não eram os jogadores brasileiros que comumente são os titulares, não a maioria. Jô, Bernard, Dante, Maicon, Maxwel, Victor, William, Robinho. Todos mencionados, não foram titulares nas convocações anteriores, alguns sequer eram convocados. Acontece que eles não só corresponderam, como se adaptaram facilmente com a forma de jogar, e com o esquema tático de Felipão. O Brasil joga num 4-2-3-1. O armardor é o Oscar, centralizado, Jô como centro-avante na frente e Neymar somado ao Bernard correm como pontas, já que são habilidosos, e chegam à frente, sabendo finalizar, mas contribuindo na armação dos ataques. Paulinho vem de trás e chega junto nos jogadores de ataque, um volante que marca bem e chega na frente com qualidade. O que mais dá gosto de ver é o entrosamento da equipe, mesmo sendo contra a Honduras. A seleção vem apresentando um bom futebol faz tempo. Os jogadores estão integrados, sabem o que fazer. Mas o que mais destaco é que voltaram a jogar como Brasil, coisa que não viamo há muito tempo. Me arriscaria a dizer que desde 2005.Um time que tem boa defesa, um equilibrio no meio e que vai pra cima, de maneira vertical, utilizando as habilidades de cada jogador e os talentos individuais de cada. O que critico, são apenas alguns nomes. Hulk e Hernanes são inexplicáveis na minha opinião, principalmente o Hulk. Este não tem habilidade, não tem muitos recursos. É aquele jogador explosivo, de força, e com chute forte. Apenas isso. Insuficiente, se falarmos de seleção brasileira. Enquanto isso o Lucas brilha no PSG e evolui a cada jogo. Para demonstrar iss, é só analisar que com o Bernard, melhorou e muito. Ou seja, um garoto que tem talento, que caracteriza a forma de jogar do brasileiro. Hulk não tem, só completa o esquema tático. Hernanes é outro nome que eu não entendo que persiste nas chamadas do técnico. Hernanes joga bem na Lazio, mas pela seleção ainda não demonstrou a que veio. Kaká vem melhorando no Milan e quando jogou na canarinho demonstrou bom futebol. Mas não posso negar que estou bastante satisfeito com o jogo de bola exibido pelo Brasil desde a Copa das Confederações. Acho que não apenas eu, mas muitos outros brasileiros voltaram a curtir mais a seleção. Aquela que o Mano Menezes estragou.

Como se vê no desenho, hoje o Brasil ataca com 4 homens de armação e tê o Jô como referência. Ou seja, este esquema faz com que a bola gire mais na área adversária, chegue mais rapidamente no Jô e ataca com mais velocidade.













                                                                         Vinícius Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário