quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Rodada macabra para os cariocas

A semana começou um tanto conturbada entre os 4r clubes mais importantes do futebol carioca. Torcida do Botafogo metendo pressão no time, troca de treinador no Flu que entrou para o Z-4, Flamengo e a polêmica dos ingressos mais caros para a final da Copa do Brasil, e o Vasco que mesmo com a saída temporal da zona da degola, teve a lesão do Juninho Pernambucano e a crise na Colina continua intensa.
E com tudo isto, os resultados de quarta-feira não foram bons para o Rio de Janeiro.


Vasco perdeu para o Grêmio e voltou para a zona de rebaixamento e se complica ainda mais. Uma derrota no sul é absolutamente normal, mas mesmo assim, se afunda ainda mais na zona, já que Lusa conseguiu um bom resultado no Rio de Janeiro, assim como o Criciúma que ganhou do CAP. Flu pega o Náutico já rebaixado e pode passar o Cruz-maltino. O Botafogo empatou com a Lusa em casa. É, o Glorioso vive uma fase ruim agora, bem parecida com a do Grêmio e somado à pressão da torcida, aumenta a crise. Tudo bem que era só a Portuguesa, mas não tem um time de um todo ruim e lógico, quer escapar da degola, portanto não era de se esperar jogo fácil. Não achei que faltou correria, garra ou algo do tipo, mas parece que os jogadores desaprenderam a jogar bola, impressionante. O azar do Fogão é que o Goiás ganhou seu jogo e o tirou da zona de classificação para a Libertadores. Flamengo perdeu para o São Paulo, foi como se o Fla não tivesse entrado em campo. Dois times de férias, em ritmo de pelada. Mas vale destacar a atitude de ambas equipes em utilizar o "Movimento bom senso" e protestar contra esse calendário extenso demais e que só prejudica o futebol nacional. O melhor foi ver dois rivais como São Paulo e Flamengo se unindo por uma causa maior e nobre. O interessante e mais intrigante neste Brasileirão é a briga lá em baixo, para não cair. Hoje, o Bahia pode fazer 42 pontos e complicar ainda mais Fluminense e Vasco. Cada vez mais difícil os dois se salvarem.

Eu vejo o Vasco mais complicado, não só por questões de tabela, mas também por causa do time que é inferior ao Tricolor, no meu ponto de vista. Mas se o Flu hoje não vencer, ficará em situação pior ainda. Há pouco tempo, apenas 4 rodadas. Muitos times brigando e com possibilidades de permanecer na elite do futebol brasileiro. Mas o que agrava o problema dos dois é que nem um, nem outro dependem de si mesmo. Ou seja, além da raça, dedicação em campo, acompanhado de uma melhoria técnica e tática, apoio dos torcedores, eles também precisarão de um pouco de sorte.

Vinícius Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário