sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Se eles quiserem, eles conseguem!

Fluminense e Vasco enfrentam situações quase que iguais, mas acho o meio vascaíno um pouco mais conturbado. Eu acho que o cruzmaltino tem time pra cair, já o Flu creio que nem tanto. Mas o fato é que ambos têm a mesma quantidade de pontos na tabela, e passam pelo mesmo momento.
Tentam fugir do fantasma da segunda divisão. Já caíram, um inclusive já esteve até na terceira divisão em sua época mais sombria. Dois clubes em crise, em tempos ruins, e decaindo cada vez mais. Porém é compreensível que o torcedor não queira passar por esses pesadelos novamente, pois a grandeza do clube que torcem faz com que eles creiam que isso não possa acontecer. "Meu Vascão, meu Tricolor não pode cair de novo". Discordo, podem sim, mas não devem. Considerados grandes demais para jogarem divisões subalternas, pois há coisas que eles têm de sobra. Claro, a história, a camisa que os jogadores vestem, e a torcida que defendem continua e estarão sempre ali, como um fator a mais, especial e denominado por muitos como tradição. Você critica os dirigentes, o trabalho mal feito, a falta de comprometimento de jogadores nesse momento e até mesmo as opções do treinador. Críticas muitas vezes, ou na maioria das vezes acertadas. Porém é o que eu sempre digo: é remoer o que já aconteceu e não resolverá o presente. Essa tradição que eu mencionei em um principio determina que eles podem, até mais do que se imagina se você os analisa sem. Flu e Vasco podem sair desse tipo de situação mais fácil que qualquer outro clube de médio ou pequeno porte, pois justamente são gigantes do nosso futebol, e mesmo que não pareça, a diferença é que a história, a tradição joga junto. A queda de um ou de outro prejudica diretamente o futebol nacional como um todo. Principalmente dos rivais, acredito eu, que tirando o próprio clube rebaixado, o rival é o que mais sente a falta. São dois clássicos a menos no ano, também. Só se verão no estadual que cai entre nós, já passou de moda e hoje em dia, ninguém mais se importa com Campeonato Carioca. É um título já não tão festejado e nem tão lamentado como antes.  A rivalidade não diminui, continuará existindo, mas se fragiliza.O Brasileirão perde em nível, audiência e emoção quando um grande não o disputa.
Já que mesmo com tamanha grandeza, podem cair, também por causa disso eles podem escapar mais uma vez e como podem...
Flu e Vasco têm tradição em demasia para permanecer na primeira divisão. E outra coisa que afirmo: Uma equipe jogando com garra, somado à torcida jogando junto, escapar do rebaixamento se torna algo até provável.
                                                
                                                               Vinícus Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário