segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A queda do Fluminense

Eu farei um breve análise sobre o lamentável rebaixamento do Fluminense neste final de semana.

            

Fluminense:  O Tricolor vive em uma gangorra de resultados desde 2007. Em 2007 conquistaram o título da Copa do Brasil, conseguiram chegar à finalíssima daquela competição, mas perdeu ali. Não se classificou para a Libertadores de 2009. Em 2009 o Flu com 99% de chances de ser rebaixado, conseguiu se salvar.


Em 2010 consegue ser campeão brasileiro e repete o feito em 2012, além de ter conquistado o título carioca daquele ano também. Fluminense chega em 2013 como um dos favoritos para conquistar a Taça Libertadores da América. Mas ficou nas quartas, contra o Olimpia. Várias lesões, time desfalcado...
Tudo bem. Mas tinham consigo um precioso elenco. Muito à princípio o qualificavam como o melhor do Brasil. Dá pra suportar este campeonato brasileiro tranquilo. O Flu passava por um momento de transição.

Efeito normal que acontece com vários clubes depois de conquistar grandes feitos, inclusive era algo que acontecia com o Corinthians simultaneamente. Era momento de espera, e logo reformular. E assim o Fluzão seguia o seu campeonato, sem muito tesão, crendo que não fosse possível uma queda para o rebaixamento. Mudanças de treinadores, de Abel para Luxa e de Luxa para Dorival. À princípio o Flu ainda almeja se colocar em uma boa posição no campeonato. Não tinha time para cair, não mesmo.

Até que o Tricolor foi vendo-se cada vez mais próximo da realidade, o rebaixamento era logo ali. E para começar a tal luta, era preciso que voltasse o time de guerreiros. Mas não foi o que ocorreu. Outras equipes que lutavam contra a degola, Portuguesa, Criciúma, Coritiba, Flamengo e até mesmo o Vasco, mostravam reação frente ao problema, este último bem tarde. Mas isso não acontecia com o Flu. Era como se a salvação fosse vir naturalmente. Eu posso estar equivocado, mesmo não acreditando nisso. O que eu vi foi um Fluminense sem sangue no final, sem a garra do time dos guerreiros. Um time que não entrou na zona de rebaixamento em quase o campeonato inteiro, e jogar a última rodada dependendo de resultados para escapar? Ah claro, considerando que havia outros piores, mais baratos e em situação melhor. É, eu poderia fazer mil críticas à diretoria tricolor, mas não vou. A diretoria tem sua grande parcela de culpa em torno a tudo isso, verdade. Mas o principal fator que culminou em um outro rebaixamento, foi o próprio time, o conjunto, o Fluminense.


                                                                 Vinícius Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário