quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A verdadeira vergonha do Nordeste

Geralmente o que escrevo em meu blog são crônicas, mas este é um tema que eu queria abordar faz um bom tempo e queria expressar minha opinião crítica sobre. É um assunto bem polêmico.

No Nordeste do Brasil, assim como em outras regiões como Norte, Centro-oeste, ou outros estados com clubes de futebol de pouca visibilidade nacional, é comum que vejamos torcedores de times de outros estados, que não sejam da mesma região da qual nasceram. Porém, os nordestinos são os que mais se manifestam quanto a isso e chamam de vergonha a aqueles que preferem torcer para algum time do sudeste/sul ou aqueles que possuem dois times. Exemplos: “Sport e Corinthians” “CRB e Flamengo”, “Bahia e São Paulo” e por aí vai...

Na internet há diversas campanhas contra os “mistos”, assim são chamados de maneira pejorativa a aqueles que torcem para um time de sua região e para um outro de fora. Mas o que mais me motivou a escrever sobre foram os acontecimentos da última semana. O América de Natal vem fazendo uma bela campanha na Copa do Brasil e enfrentará o Flamengo pelas quartas de final do torneio. O Flamengo é o time que possui a maior torcida do Brasil e a maior parte dela está no Nordeste. Os ingressos para o jogo foram já colocados à venda, mas a diretoria do América disponibilizou apenas 10% do estádio destinado a torcida do Flamengo. Como consequência, rubro-negros que não conseguiram ingressos para ver a partida no setor do Flamengo, compraram ingressos do setor do América. O que ocasionou revolta nos torcedores do América e a torcida organizada do clube fez até ameaça aos flamenguistas que forem ao local destinados aos torcedores do América.

Percebe-se facilmente a lavagem cerebral que nós Nordestinos vivemos até os dias atuais onde a informação é em tempo real e não tem mais como manipula-la graças a Internet! Mas a Toda-Poderosa-Globo ainda tenta…. Em vão! O jogo entre o Bravo Vitória contra o Flamengo-RJ não foi meio a meio em termos de torcida. A Torcida do Vitória foi mais de 80% do Estádio. Mas dali, da menor parte de torcida que coube ao time carioca, se tinha 1% de Cariocas da “gema” era muito. A massa alienada que lá esteve presente, que se prestou ao papel vergonhoso, se deslocou dos rincões do Nordeste para torcer por um time que não é da sua terra. Não eram Cariocas.”

Isto acima foi escrito por um torcedor nordestino indignado. Acham um absurdo torcer para times de fora do estado. E claro, culpam a TV por haver mais deste tipo de torcedor. Já que geralmente as emissoras de TV transmitem os jogos das equipes do Rio de Janeiro e de São Paulo também para a região do nordeste e outras regiões. Dizem eles que os que elegem torcer para os times do sul e sudeste é porque foram manipulados pela televisão, pela mídia.
A televisão tem sua influência sim, claro. Mas pensemos. Bahia, Pernambuco e Ceará são os estados do Nordeste que possuem mais torcedores fiéis aos clubes de seus estados, porém ainda com muitos que preferem outros clubes de fora.  Mas acho injusto justificar a preferência por times de outros estados a uma suposta “manipulação global” como dizem. Já pararam para pensar que as maiores emissoras de TV do Brasil são de SP e Rio? É natural que os jogos dos clubes de respectivos estados tenham maior difusão.

Excetuando os 3 estados citados, a maioria dos clubes do nordeste não têm tradição futebolística, os estádios são precários, os jogadores medíocres e os campeonatos estaduais são de pouca atração. Os clubes não têm força nacional. Falta investimento também. Rio de Janeiro e São Paulo também são os estados mais capitalistas do Brasil. É natural que seja mais atrativo torcer para o Fluminense, por exemplo, do que torcer para o Asa de Arapiraca (com todo respeito ao Asa).
Eles acreditam que torcer por um time de fora, enfraquece o futebol regional. Meu querido, sinto lhe informar, mas mesmo que todo o Nordeste comece a torcer somente para os times do seu estado, as equipes da região não se tornarão grandes e nem terão maior status nacional por causa disso. Os times da elite do futebol nacional são grandes por toda a história e tradição que carregam há anos.

Nelson Rodrigues e Mário Filho eram pernambucanos e eram difusores do Fla-Flu, foram grandes nomes da imprensa carioca. Será que eles também foram vítimas da tal manipulação? Será que uma pessoa não pode escolher o time que ela quiser torcer? Não é uma identificação que não tem a ver com local, mas sim com paixão? Time de futebol é algo que se passa de pai para filho na maioria dos casos, ou livre escolha. Você não será menos nordestino por torcer pelo Flamengo, Corinthians, Palmeiras, etc.

Eu morei alguns anos no litoral de Pernambuco e a maioria dos mais jovens preferem equipes do estado de São Paulo para torcer, um ou outro flamenguista eu pude conhecer na pacata e pequena e bela cidade da minha avó. A maioria elege um time do estado e outro de fora. Santa Cruz, Sport e Náutico possuem muita torcida no Recife, fora nem tanto. Mas as equipes locais ainda são unanimidade entre os mais velhos (maiores de 30 anos). Acho ótimo que torçam para os times de seu estado natal, assim como não vejo problema naqueles que preferem torcer para times de fora de seu estado.

Na Argentina, os 7 maiores times do país são de uma mesma província, e não há essa discussão. O cidadão de Jujuy não será obrigado a torcer pelo Gimnasia só porque é o time daquela província, por exemplo. O mesmo acontece em todos os outros países do mundo. Não há essa divisão ou preconceito. No Brasil existe essa “frescura” por parte de alguns.

Os nordestinos que são um povo que sempre foi discriminado por outras regiões do Brasil, principalmente no sul e sudeste, acaba cometendo um preconceito às avessas com esse tipo de pensamento.  Viva a democracia e a livre escolha.

Se você é um desses nordestinos que dizem que torcedores de times do sul/sudeste são a "Vergonha do Nordeste", saiba que a "vergonha do nordeste" é você mesmo. É uma grande estupidez pensar que deves torcer apenas por times de sua região ou estado.

                                                                                                  Vinícius Lima 


5 comentários:

  1. Ler isso foi uma perda de tempo , diga não aos mistos.

    ResponderExcluir
  2. Serio vey que bosta em vai dormir

    ResponderExcluir
  3. Mais uma marionete da mídia, torcedor de televisão, fruto da globo.... lógico que se o torcedor nordestino apoiar seu clube local isso vai influenciar positivamente. Texto redigido por algum frustrado da vida

    ResponderExcluir
  4. Cada um torce pra quem quiser, cacete

    ResponderExcluir
  5. MIstos, a maior prova de falta de personalidade e a grande vergonha do nordeste

    ResponderExcluir