domingo, 1 de dezembro de 2013

Deu ruim...

Hoje soubemos que matematicamente não há mais possibilidades de dois times cariocas permanecerem na elite do futebol brasileiro. Pode cair um deles, ou até mesmo os dois. O mais chato é que eles não dependem de si mesmo.  O que faz ser não só possível, mas quase provável o rebaixamento das duas equipes juntas. Além disso os confrontos de ambos são confrontos difíceis e principalmente, o maior problema, desafios fora de casa. Eu sempre digo que os times do Rio no Maracanã são uma coisa e fora dele, outra, totalmente distinta. . Flu não tinha time para cair e permaneço com esse pensamento, hoje se encontra em situação pior que a do Vasco, que tem time para cair sim. O time do Vasco é muito ruim, elenco é fraquíssimo, mas acho que o problema do cruzmaltino foi haver acordado demasiado tarde.  E quando finalmente o gigante acorda, os resultados paralelos que o podiam ajudar não ajudaram, ou seja, não contou com a sorte. Eu diria que até mesmo o torcedor vascaíno se despertou um pouco tarde para salvar o seu time.
 O Tricolor vivia um momento de transição, eu sempre disse que passava por um momento natural, no qual a equipe que havia vencido tudo, agora teria que se recompor, e precisaria de uma renovação. Mas o que vimos durante quase todo o campeonato foi um Fluminense relaxado, com nada a querer, um tipo de atitude que o futebol costuma punir.
 Claro, como eu sempre digo, ver os erros agora é bom, para não repeti-los novamente. Mas também há de se considerar que não vale chorar pelo leite derramado, agora é isso: Vasco ou Flu, ou nenhum dos dois. Já seria ruim a queda de um carioca, a queda de dois seria algo péssimo, inesperado, mas também seria algo a ser repensado pelos dirigentes que comandam o nosso futebol brasileiro. Enfraquece o campeonato nacional, que perderia duas camisas lotadas de glórias.  Eu sinceramente não sei dizer quem tem mais possibilidades de se salvar. O Vasco tem um confronto mais difícil. Mas a equipe das Laranjeiras mesmo assim, pegando um Bahia, que joga sem muitas pretensões estará em casa, com apoio de sua torcida, o que torna isto um jogo dificultoso. Nada é impossível, é possível também uma vitória vascaína sobre o CAP na Vila Capanema, por que não? 
O Grande problema deles é que agora precisará contar com a sorte. Você pode dizer que isso faltou antes, pois os adversários nesta briga obtiveram vitórias importantes, até mesmo quando os cariocas conseguiam somar, conquistar pontos importantes. Mas claro, eles buscaram isso, e ambos, hoje, deveriam depender apenas de si mesmo. E repito: seria uma grande lástima o futebol carioca ter no próximo ano apenas duas equipes na elite do futebol nacional. 

                                                                      Vinícius Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário